Conquiste
Consórcio Caixa
Consórcio Embracon
Sinosserra Consórcios
Créditos
(51) 3079-8703

Notícias
Consórcio Embracon
Tire suas dúvidas com nossos especialistas


7 dicas ao comprar uma carta contemplada de consórcio



Antes de tudo é importante entender o que é uma carta de crédito contemplada. Em um consórcio, o participante é contemplado através de sorteio ou vence por meio de lance.

Essa prática não é feita pelas administradoras e sim por participantes de consórcios que são sorteados ou vencedores de lance e não tem a intenção de utilizar a carta em um bem. Por isso, decidem vender sua carta para deixar o grupo. A pessoa que adquire essa carta pode utilizá-la imediatamente, desde que pague um valor à vista pela carta e assuma o pagamento do restante das parcelas.

É um ótimo negócio para quem quer fugir de um financiamento de juros altos, burocrático e demorado. Mas fique atento(a) e tome alguns cuidados primordiais para não cair em golpes:

1. Pesquise se a carta de crédito existe e se foi mesmo contemplada.
Peça qual é a administradora daquela carta, ligue nessa empresa e confirme a existência da carta e se a cota do participante já foi contemplada.

2. Informe-se se a administradora tem autorização do Banco Central
O Banco Central é o órgão fiscalizador de todo o sistema de consórcios no Brasil. Afim de evitar problemas, para saber se a administrador da carta que você pretende comprar tem autorização de funcionamento, você deve consultar a lista deste link. Outra ferramenta disponível aos consumidores que o Banco Central divulga é o Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas, em que pode ser feita pesquisa com base nas demandas dos consumidores levadas aos Procons, acessando o link http://portal.mj.gov.br/SindecNacional/reclamacao.html, ou mesmo diretamente nos registros dos Procons de seu estado ou município pelo telefone 151.

3. Fuja de ofertas de cotas com garantia de contemplação
Existe no mercado ofertas tentadoras que prometem cartas com contemplação imediata ou em prazo inferior ao da duração do grupo. Em um sistema de consórcio isso não é possível, uma vez que o sorteio não tem ganhador predeterminado, e o lance eventualmente oferecido pode ser superado por outro maior. O Banco Central aconselha que caso seja imediata a necessidade do bem ou do serviço, o consumidor deve considerar outras formas de aquisição.

4. Leia e releia com atenção o Contrato de Adesão
Peça ao consorciado o acesso ao contrato de adesão. A leitura deste documento é importantíssima, pois é por meio dela que você fica ciente de todas as condições da operação do consórcio, se é do bem ou serviço que você deseja adquirir, número total de parcelas, direitos e os deveres das partes contratantes, etc.

É direito do consumidor tomar conhecimento prévio do conteúdo do contrato, que deve ser redigido em linguagem clara e objetiva (arts. 6º, III, 46 e 54, §§ 3º e 4º do CDC).

5. Confira se há taxa de transferência
Dependendo da administradora, há uma taxa cobrada quando um consórcio é transferido de um titular para outro. Informe-se se haverá essa taxa, valores e se é dever seu ou de quem está transferindo a carta, pagar essa taxa.

6. Ofertas pela internet
Antes de realizar qualquer negócio, pesquise bastante sobre a idoneidade da empresa, do consorciado que está lhe vendendo a carta e da administradora do consórcio. Não faça negócios pela internet nem faça pagamentos antes de pesquisar bem sobre a cota e o vendedor.

7. Visite a Comprare e compre sua carta de crédito com tranquilidade
Na Comprare Consórcio trabalhamos com as melhores administradoras de consórcios do país, que possuem autorização do Banco Central e são afiliadas à ABAC (A ABAC ? Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios): Embracon, Caixa Econômica Federal e Sinosserra Consórcios.

Adquira com toda segurança cartas contempladas que permitem a você adquirir seu imóvel ou veículo de forma imediata. Visite-nos em uma de nossas unidades para saber mais sobre este tipo de investimento.

Referências de conteúdo: Banco Central, Konkero e ABAC.


Notícias Embracon

03/07/2017 | Cuidados Antes de Comprar uma Carta Contemplada
24/05/2017 | 7 dicas ao comprar uma carta contemplada de consórcio
22/02/2017 | O que fazer com o dinheiro sacado das contas inativas do FGTS?

Ver Todas
(51) 3079-8703
Central de Atendimento


Horário de Funcionamento
Seg a Sex das 08h as 18h

Procurando Consórcio da Embracon em Porto Alegre? Encontre aqui Consórcio da Embracon. A Comprare Consórcios é representante autorizada da Embracon em Porto Alegre, RS. Consórcios de imóveis, consórcio imobiliário da Embracon. Fale com nossos especialistas e tire suas dúvidas sobre consórcio imobiliário da Embracon. Consórcio Embracon em Porto Alegre é na Comprare Consórcios.





Comprare Assessoria Imob. Com. Rep. Ltda. CNPJ: 07.061.679/0001-78. Av. Benjamin Constant, 1642. Bairro São João. Porto Alegre, RS.
Ligue Agora
(51) 3079-8703
WhatsApp
(51) 99804-5454
Fale com um Especialista
Atendimento Online
Cartas de Crédito
Veja as Opções de Parcela
A EMBRACON ADMINISTRADORA DE CONSÓRCIO LTDA, CNPJ: 58.113.812/0001-23 é uma empresa prestadora de serviços, fiscalizada e autorizada pelo Banco Central do Brasil, através do Certificado de Autorização nº 03/00/223/88, de 15/08/88, com funções de comercializar cotas e gestora dos negócios do grupo de consórcio a quem representa ativa ou passivamente, em juízo e fora dele, na defesa dos direitos e interesses coletivamente considerados, e para a execução do presente Contrato, elaborado de conformidade com a Lei 11.795, de 08 de outubro de 2008, Circular 3432/09, editada pelo Banco Central do Brasil, e o Código de Defesa do Consumidor.